SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número1Alterações na arquitetura de plantas e na qualidade fisiológica de sementes de canola em função da densidade de semeaduraCaracterização parcial de genes do eixo embrionário de sementes de Melanoxylon brauna Schott. (Leguminosae-Caesalpinioideae) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Brasileira de Sementes

versão impressa ISSN 0101-3122

Resumo

MARRONI, Igor Villela; MOURA, Andrea Bittencourt  e  UENO, Bernardo. Tratamentos químicos e biológicos de sementes de mamona: efeitos na germinação, emergência e microrganismos associados. Rev. bras. sementes [online]. 2012, vol.34, n.1, pp. 21-28. ISSN 0101-3122.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31222012000100003.

Avaliou-se o efeito dos tratamentos químicos e biológicos sobre a emergência, vigor de plântulas de mamona, produção de matéria seca, além do controle de microrganismos associados às sementes das cultivares AL Guarany 2002 e Lyra. Os produtos testados foram carbendazim+thiram, carboxin+thiram e um à base de Trichoderma. A emergência total e de plântulas foram avaliadas aos 27 dias após a semeadura e a produção de matéria seca, com plantas retiradas 45 dias após a semeadura. A cv. AL Guarany 2002 apresentou maior incidência de microrganismos em relação à cv. Lyra. O tratamento químico foi 100% eficiente no controle de fungos e o tratamento biológico não reduziu a incidência de microrganismos nas sementes. O tratamento químico resultou em plantas com maior matéria seca e os melhores resultados foram para carbendazim + thiram e carboxin+ thiram, nas doses de 60 g + 140 g e 50 g + 50 g/100 kg de sementes, respectivamente. O carbendazim + thiram foi o único tratamento que se mostrou estatisticamente superior, quanto ao índice de emergência total, enquanto que o tratamento biológico aumentou os valores de emergência somente na cv. Lyra, evidenciando sua inferioridade. Destacou-se a importância dos fungicidas para o controle de patógenos associados às sementes.

Palavras-chave : Ricinus communis; fungicidas; teste de papel filtro; Trichoderma.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês