SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue1Partial characterization of genes from the embryonic axis of Melanoxylon brauna Schott. (Leguminosae-Caesalpinioideae) seedsViability of barley seeds by the tetrazolium test author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Sementes

Print version ISSN 0101-3122

Abstract

LAGOA, André de Oliveira; FERREIRA, Adriano César  and  VIEIRA, Roberval Daiton. Plantabilidade e teor de água durante o armazenamento em câmara fria de sementes de milho superdoce (Sh2) peletizadas. Rev. bras. sementes [online]. 2012, vol.34, n.1, pp. 39-46. ISSN 0101-3122.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31222012000100005.

As sementes de milho superdoce (Sh2) possuem tegumento fino e formato irregular, dificultando a operação de semeadura. Em função disso, surge a possibilidade de utilizar o processo de peletização para facilitar a semeadura e obter estande uniforme sem a necessidade de raleio de plantas. Embora essa técnica seja conhecida há muitos anos, pouco se estudou sobre o efeito desse procedimento na plantabilidade e no teor de água de sementes de milho superdoce. Deste modo, este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da peletização no teor de água ao longo do armazenamento e na ocorrência de falhas e de sementes duplas em semeadora de provas. Foram avaliados também outros atributos físicos das sementes e dos péletes por meio dos testes de fragmentação, retenção de peneiras, massa de mil sementes e volume aparente. Os resultados mostram aumento no massa e no volume das sementes peletizadas, que se mostraram muito resistentes à formação de trincas e quebras. O revestimento foi eficiente na redução das falhas e ocorrência de sementes duplas, proporcionando resultados altamente satisfatórios para esses atributos. Foi observado também aumento do teor de água em função do armazenamento e redução do mesmo após o revestimento. Os resultados permitiram concluir que o revestimento reduz o teor de água das sementes e melhora a plantabilidade das mesmas, afetando positivamente a eficiência do processo de semeadura.

Keywords : Zea mays; recobrimento; qualidade física; péletes.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English