SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número1Plantabilidade e teor de água durante o armazenamento em câmara fria de sementes de milho superdoce (Sh2) peletizadasSistema automatizado de análise de imagens (SVIS) e condutividade elétrica para avaliação do vigor de sementes de crotalária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Sementes

versão impressa ISSN 0101-3122

Resumo

GRZYBOWSKI, Camila Ribeiro de Souza; OHLSON, Osvaldo de Castro; SILVA, Rosemeire Carvalho da  e  PANOBIANCO, Maristela. Viabilidade de sementes de cevada pelo teste de tetrazólio. Rev. bras. sementes [online]. 2012, vol.34, n.1, pp. 47-54. ISSN 0101-3122.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31222012000100006.

O teste de tetrazólio é empregado no controle da qualidade de sementes de várias espécies, pois permite estimar rapidamente a sua viabilidade. Sementes de cevada apresentam dormência quando recém-colhidas, o que pode tornar o teste de germinação ineficaz para avaliação imediata, sendo necessário o desenvolvimento de métodos mais eficientes como o de tetrazólio. O objetivo desse trabalho foi estudar vários procedimentos para a condução do teste de tetrazólio em sementes de cevada. Foram utilizados cinco lotes de sementes da cv. BRS 195, testando duas formas de pré-condicionamento da semente (imersão direta em água e entre folhas de papel toalha umedecidas); dois tipos de preparo para coloração (corte longitudinal da semente através do embrião com imersão de uma das metades em solução de cloreto de 2,3,5 trifenil tetrazólio ou com colocação das duas metades sobre papel de filtro umedecido com a solução do sal de tetrazólio); duas formas de coloração (sobre papel de filtro e com imersão direta na solução) e três concentrações de solução do sal de tetrazólio (0,1%, 0,5% e 1,0%). Foi concluído que o teste de tetrazólio em sementes de cevada pode ser conduzido mediante pré-umedecimento por imersão direta em água, coloração por imersão na solução de sal de tetrazólio nas concentrações de 0,1% e 0,5%, ou coloração sobre papel de filtro umedecido com essa solução, na concentração de 1,0%.

Palavras-chave : Hordeum vulgare; germinação; dormência.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês