SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue1Using X rays to evaluate fissures in rice seeds dried artificiallyPearson's simple and canonical correlations between components of forage dry matter and seeds of ryegrass author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Sementes

Print version ISSN 0101-3122

Abstract

GOMES JUNIOR, Francisco Guilhien  and  CICERO, Silvio Moure. Análise de raios X para a avaliação de injúrias mecânicas em sementes de milho doce. Rev. bras. sementes [online]. 2012, vol.34, n.1, pp. 78-85. ISSN 0101-3122.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31222012000100010.

O teste de raios X é um método preciso, rápido e não destrutivo para a avaliação da ocorrência de injúrias mecânicas em sementes. Avaliou-se a eficiência deste teste na identificação de injúrias mecânicas em sementes de milho doce e a sua relação com a germinação e o vigor. Sementes do híbrido 'SWB 551' (sh2) com formato esférico (R) e achatado (F) foram classificadas como grandes (L), médias (M1, M2 e M3) e pequenas (S) por meio de peneiras com perfurações circulares e oblongas. Após serem submetidas artificialmente a diferentes níveis de injúrias (0, 1, 3, 5 e 7 impactos), as sementes foram radiografadas (15 kV, 5 min) e submetidas aos testes de germinação (25 °C/5 dias) e de frio (10 °C/7 dias). As imagens digitais das plântulas normais, anormais e sementes não germinadas provenientes dos testes de germinação e de frio foram analisadas paralelamente às respectivas imagens radiográficas das sementes. Injúrias incidindo sobre o eixo embrionário resultaram no desenvolvimento de plântulas anormais ou na morte das sementes nos testes de germinação e de frio. A análise de raios X é eficiente na identificação de injúrias mecânicas em sementes de milho doce, permitindo estabelecer as relações entre a severidade das injúrias e os efeitos negativos causados à germinação e ao vigor.

Keywords : Zea mays L; análise de imagens; germinação; vigor.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English