SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número1Utilização de raios X na avaliação de fissuras em sementes de arroz submetidas à secagem artificialCorrelações de Pearson e canônica entre componentes da matéria seca da forragem e sementes de azevém índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Brasileira de Sementes

versão impressa ISSN 0101-3122

Resumo

GOMES JUNIOR, Francisco Guilhien  e  CICERO, Silvio Moure. Análise de raios X para a avaliação de injúrias mecânicas em sementes de milho doce. Rev. bras. sementes [online]. 2012, vol.34, n.1, pp. 78-85. ISSN 0101-3122.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31222012000100010.

O teste de raios X é um método preciso, rápido e não destrutivo para a avaliação da ocorrência de injúrias mecânicas em sementes. Avaliou-se a eficiência deste teste na identificação de injúrias mecânicas em sementes de milho doce e a sua relação com a germinação e o vigor. Sementes do híbrido 'SWB 551' (sh2) com formato esférico (R) e achatado (F) foram classificadas como grandes (L), médias (M1, M2 e M3) e pequenas (S) por meio de peneiras com perfurações circulares e oblongas. Após serem submetidas artificialmente a diferentes níveis de injúrias (0, 1, 3, 5 e 7 impactos), as sementes foram radiografadas (15 kV, 5 min) e submetidas aos testes de germinação (25 °C/5 dias) e de frio (10 °C/7 dias). As imagens digitais das plântulas normais, anormais e sementes não germinadas provenientes dos testes de germinação e de frio foram analisadas paralelamente às respectivas imagens radiográficas das sementes. Injúrias incidindo sobre o eixo embrionário resultaram no desenvolvimento de plântulas anormais ou na morte das sementes nos testes de germinação e de frio. A análise de raios X é eficiente na identificação de injúrias mecânicas em sementes de milho doce, permitindo estabelecer as relações entre a severidade das injúrias e os efeitos negativos causados à germinação e ao vigor.

Palavras-chave : Zea mays L; análise de imagens; germinação; vigor.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês