SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue1X-Ray analysis to assess mechanical damage in sweet corn seedsPhysiological conditioning in solid matrix of coffee seeds (Coffea arabica L.) with and without parchment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Sementes

Print version ISSN 0101-3122

Abstract

MULLER, Liziany et al. Correlações de Pearson e canônica entre componentes da matéria seca da forragem e sementes de azevém. Rev. bras. sementes [online]. 2012, vol.34, n.1, pp. 86-93. ISSN 0101-3122.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31222012000100011.

O melhoramento genético de plantas forrageiras é fundamental para a intensificação da pecuária. Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar a correlação simples de Pearson entre os componentes produtivos da matéria seca da forragem e de sementes para genótipos de azevém. Cinco genótipos de azevém, cultivados em cinco datas de semeadura, com diferentes números de cortes (variando de um a quatro), foram usados no delineamento blocos ao acaso com quatro repetições em Santa Maria, RS. Pastagens de azevém com uma menor produtividade total de matéria seca, mas composta por uma quantidade maior de folhas e menor de colmo, com maior teor proteico e menor teor de fibra em detergente neutro determinam maior rendimento de sementes, comprimento de espigas e peso de mil sementes, e menor número de espigas. A associação entre componentes do rendimento da matéria seca e do rendimento de semente é critério de fundamental importância na seleção de genótipos para o azevém, pois o rendimento de sementes correlaciona-se positivamente com a produção de matéria seca de folhas, teor de proteína bruta, comprimento de espiga e peso de mil sementes.

Keywords : correlação linear; espiga; melhoramento de plantas; Lolium multiflorum; proteína bruta.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese