SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue1Pearson's simple and canonical correlations between components of forage dry matter and seeds of ryegrassFungicide application on irrigated rice cultivars and the effect on seed quality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Sementes

Print version ISSN 0101-3122

Abstract

CARVALHO, Carlos Alberto Machado; GUIMARAES, Renato Mendes  and  SILVA, Tanismare Tatiana de Almeida. Condicionamento fisiológico em matriz sólida de sementes de café (Coffea arabica L.) com e sem pergaminho. Rev. bras. sementes [online]. 2012, vol.34, n.1, pp. 94-98. ISSN 0101-3122.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31222012000100012.

Objetivou-se nessa pesquisa avaliar a germinação e o vigor das sementes de Coffea arabica L. cv. Catuaí Vermelho IAC 99, submetidas ao condicionamento fisiológico em matriz sólida com e sem pergaminho por diferentes períodos de tempo. O delineamento experimental foi em esquema fatorial 2 x 4, considerando, na realização do condicionamento fisiológico, sementes com e sem pergaminho e o tempo de condicionamento das sementes (0, 4, 8 e 12 dias). As sementes foram condicionadas a 30 oC, em matriz sólida, com ajuste de 100% da capacidade de retenção de água. Após os períodos de condicionamento, retirou-se manualmente o pergaminho para a realização dos testes e, em seguida, avaliou-se a umidade, a germinação e o vigor. Verificou-se que a presença do pergaminho não influencia os efeitos do condicionamento fisiológico na qualidade das sementes. O condicionamento fisiológico durante quatro e oito dias, não melhora a qualidade das sementes de café, no entanto, durante 12 dias, há prejuízo na germinação e no vigor.

Keywords : café; germinação; vigor.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese