SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue1Evaluation of rice seed vigour by potassium leaching testPhysiological quality of soybean seeds harvested at two periods after glyphosate desiccation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Sementes

Print version ISSN 0101-3122

Abstract

KOBORI, Nilce Naomi; CICERO, Sílvio Moure  and  MEDINA, Priscila Fratin. Teste de raios X na avaliação da qualidade de sementes de mamona. Rev. bras. sementes [online]. 2012, vol.34, n.1, pp. 125-133. ISSN 0101-3122.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31222012000100016.

O crescente interesse pelo uso de combustíveis renováveis nos últimos anos fez com que culturas oleaginosas, como a mamona, se tornassem importante objeto de estudo. No entanto, para a instalação de campos desta cultura, é imprescindível o uso de sementes de alta qualidade. O objetivo da pesquisa contida neste trabalho foi verificar a eficiência do teste de raios X na avaliação da qualidade de sementes de mamona após a colheita e armazenamento. Três lotes de sementes da cv. 'IAC-2028' (provenientes, respectivamente, dos racemos primário, secundário e terciário) e dois lotes da cv. 'Guarani' (lotes comerciais com sementes de todos os racemos misturados) foram avaliados de acordo com a morfologia interna pelo teste de raios X, na intensidade de 20 kV por 60 segundos de exposição. Posteriormente, as sementes radiografadas foram submetidas ao teste de germinação de modo a relacionar a morfologia interna das sementes com as respectivas plântulas normais, anormais ou sementes mortas. Após seis meses de armazenamento acondicionadas em sacos de papel Kraft, em condições não controladas de temperatura e umidade relativa do ar, amostras dessas sementes foram novamente avaliadas pelo teste de raios X. O teste de raios X é eficiente para avaliar a morfologia interna das sementes e seus reflexos no potencial fisiológico.

Keywords : Ricinus communis L; análise de imagens; germinação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese