SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue1X-Ray test to evaluate castor bean seed qualityMaize seed vigor and plant performance author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Sementes

Print version ISSN 0101-3122

Abstract

TOLEDO, Mariana Zampar; CAVARIANI, Cláudio  and  FRANCA-NETO, José de Barros. Qualidade fisiológica de sementes de soja colhidas em duas épocas após dessecação com glyphosate. Rev. bras. sementes [online]. 2012, vol.34, n.1, pp. 134-142. ISSN 0101-3122.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31222012000100017.

A dessecação de plantas de soja em pré-colheita com glyphosate vem se tornando prática rotineira entre os produtores, apesar de não ser recomendada, pois pode comprometer a qualidade fisiológica das sementes. Objetivou-se avaliar os efeitos da dessecação das plantas em pré-colheita com glyphosate na qualidade fisiológica de sementes de soja colhidas em duas épocas após a aplicação. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, com quatro repetições, em esquema de parcelas subdivididas. As parcelas principais consistiram da dessecação ou não das plantas de soja com glyphosate em pré-colheita, no estádio R7, e as subparcelas da colheita das sementes 7 e 14 dias após a aplicação. As sementes foram avaliadas quanto ao teor de água, dano mecânico, viabilidade, massa de 100 sementes e teor de proteína. A qualidade fisiológica foi avaliada por meio dos testes de germinação, envelhecimento acelerado, condutividade elétrica, comprimento de plântulas e massa da matéria seca das plântulas. A dessecação das plantas de soja em pré-colheita com glyphosate ocasiona redução da germinação das sementes e do desenvolvimento inicial das plântulas. O atraso na colheita reduz a germinação das sementes oriundas de plantas de soja dessecadas com glyphosate em pré-colheita, mas minimiza os efeitos fitotóxicos no desenvolvimento das plântulas.

Keywords : Glycine max; fitotoxicidade; germinação; maturidade fisiológica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese