SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue1Foliar application of fungicide on irrigated rice plants and the effect on seed quality during storage author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Sementes

Print version ISSN 0101-3122

Abstract

CARVALHO, Tereza Cristina de; GRZYBOWSKI, Camila Ribeiro de Souza; OHLSON, Osvaldo de Castro  and  PANOBIANCO, Maristela. Comparação da qualidade fisiológica de sementes de soja convencional e de sua derivada transgênica. Rev. bras. sementes [online]. 2012, vol.34, n.1, pp. 164-170. ISSN 0101-3122.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31222012000100020.

Os avanços na pesquisa têm resultado em várias opções práticas ao agricultor moderno, como o surgimento da soja transgênica. No entanto, vem sendo levantada a hipótese de que sementes de soja convencional, e sua versão transgênica RR, apresentam diferenças quanto à qualidade fisiológica. Dessa maneira, objetivou-se comparar a qualidade fisiológica de sementes de soja convencional e sua derivada transgênica RR, por meio de vários testes empregados na análise de sementes. Para isso, foram utilizados oito lotes de sementes de soja, sendo quatro lotes da cultivar CD 206 e quatro da cultivar CD 206 RR, produzidas no Estado do Paraná. As sementes foram avaliadas quanto ao grau de umidade, curva de embebição e comportamento nos testes de germinação, emergência de plântulas em casa de vegetação, tetrazólio (viabilidade e vigor), envelhecimento acelerado e pelos índices de velocidade de germinação e velocidade de emergência. Com base nos resultados obtidos, concluiu-se que as sementes de soja convencional apresentaram potencial fisiológico superior em relação às da derivada transgênica.

Keywords : Glycine max; germinação; vigor; trangênica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese