SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue2The use of film coating on the performance of treated corn seedPerformance of lowland rice seeds coated with dolomitic limestone and aluminum silicate author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Sementes

Print version ISSN 0101-3122

Abstract

MONDO, Vitor Henrique Vaz et al. Variabilidade espacial da fertilidade do solo e sua relação com o potencial fisiológico de sementes em área de produção de soja. Rev. bras. sementes [online]. 2012, vol.34, n.2, pp. 193-201. ISSN 0101-3122.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31222012000200002.

A correlação fertilidade do solo x potencial fisiológico da semente é importante na área de tecnologia de sementes, porém os resultados publicados são contraditórios. Assim, este trabalho objetivou avaliar as correlações entre atributos químicos do solo e potencial fisiológico de sementes de soja. Foram realizadas amostragens de solo e sementes, em pontos georreferenciados, para análise da fertilidade do solo e potencial fisiológico de sementes. Os dados foram submetidos às análises de estatística descritiva, correlação linear de Pearson e geoestatística. Os parâmetros dos semivariogramas ajustados foram utilizados para elaboração de mapas de distribuição espacial das variáveis. Teores de matéria orgânica, Mn e Cu apresentaram efeitos significativos sobre a germinação das sementes. A maioria das variáveis estudadas apresentou dependência espacial de moderada a elevada. Germinação e envelhecimento acelerado das sementes e P, Ca, Mg, Mn, Cu e Zn no solo apresentaram ajuste ao semivariograma esférico; matéria orgânica, pH e K apresentaram ajuste ao modelo gaussiano; e V% e Fe apresentaram ajuste ao modelo linear. Os valores do alcance de dependência espacial variaram de 89,9 m para P até 651,4 m para Fe. Estes valores devem ser considerados quando novas amostragens forem realizadas para avaliação da fertilidade do solo nesta área de produção.

Keywords : Glycine max; agricultura de precisão; qualidade de sementes.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English