SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue2Accelerated aging of ipê seeds under controlled conditions of storageEffect of Colletotrichum gloeosporioides Penz agent of blister spot on the germination and seed viability of coffee cultivars author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Sementes

Print version ISSN 0101-3122

Abstract

CHIQUITO, Adrielle Aparecida; GOMES JUNIOR, Francisco Guilhien  and  MARCOS-FILHO, Julio. Avaliação do potencial fisiológico de sementes de pepino utilizando sistema computadorizado de análise de imagens de plântulas (SVIS®). Rev. bras. sementes [online]. 2012, vol.34, n.2, pp. 255-263. ISSN 0101-3122.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31222012000200010.

O sistema computadorizado de análise de imagens de plântulas (SVIS®) tem sido utilizado, com sucesso, para a determinação do potencial fisiológico de sementes, mediante avaliações do desenvolvimento de plântulas. Este trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência desse sistema na avaliação do vigor de sementes de pepino (Cucumis sativus L.), em comparação com testes indicados para essa espécie. O trabalho foi desenvolvido com quatro lotes de sementes de pepino, cultivares Supremo e Safira, conduzindo-se testes de germinação, envelhecimento acelerado (tradicional e com solução saturada de NaCl), emergência e comprimento de plântulas e análises SVIS®, que determinam índices de vigor e de uniformidade de desenvolvimento de plântulas, comprimento da raiz primária, do hipocótilo e comprimento total das plântulas. Foi também verificado até que ponto a definição da proporção crescimento/uniformidade de desenvolvimento das plântulas afeta a sensibilidade do sistema. Os resultados das análises SVIS® forneceram informações consistentes sobre o desempenho de lotes de sementes de pepino, demonstrando sensibilidade para a avaliação rápida e objetiva do potencial fisiológico. As análises pelo SVIS® em plântulas com quatro dias de idade são mais precisas e a proporção crescimento/uniformidade para a composição do cálculo do índice de vigor não afeta a precisão dos resultados.

Keywords : Cucumis sativus; controle de qualidade; germinação; vigor.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English