SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue2Quality of canola seeds classified by densityControlled deterioration in coriander seeds author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Sementes

Print version ISSN 0101-3122

Abstract

PINTO, Sheylla Fontes; MELO, Maria da Glória Gonçalves de  and  MENDES, Ângela Maria da Silva. Morfologia comparativa de propágulos de Chrysophyllum amazonicum T. D. Penn. e Chrysophyllum prieurii A.D. Candolle. Rev. bras. sementes [online]. 2012, vol.34, n.2, pp. 310-318. ISSN 0101-3122.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31222012000200017.

O gênero Chrysophyllum possui cerca de 70 espécies. O estudo da morfologia possibilita diferenciar espécies do mesmo gênero. Com este trabalho objetivou-se comparar morfologicamente os propágulos de C. amazonicum e C. prieurii. Os frutos foram coletados de matrizes ocorrentes na base de extração petrolífera Geólogo Pedro de Moura, Coari, AM.  Uma subamostra com 50 frutos e sementes foi selecionada aleatoriamente para a descrição morfológica. Para a caracterização do desenvolvimento da plântula foi semeada uma amostra de 4x25 sementes, em areia lavada e vermiculita (2:1). Os frutos são secos em C. amazonicum e carnosos em C. prieurii. As sementes diferenciam-se no formato e coloração dos cotilédones: obovados e esverdeados em C. amazonicum e oblongos e amarelados em C. prieurii. A germinação é epígea e o parâmetro de diferenciação nessa fase, é o formato do limbo cotiledonar, elíptico obovado em C. amazonicum e elíptico oblongo em C. prieurii.  As plântulas, em ambas as espécies, são fanerocotiledonar com cotilédones foliáceos, que visualmente aparentam semelhança. Contudo em análise detalhada é possível distingui-las pela cor da raiz principal, pelo formato em corte transversal do epicótilo, e pelo formato do limbo do eofilo, lanceolado elíptico em C. amazonicum e lanceolado estreito elíptico em C. prieurii.

Keywords : frutos; sementes; Sapotaceae; espécies florestais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese