SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue2Use of re-hydration and sodium hypochlorite to accelerate coffee seedling emergence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Sementes

Print version ISSN 0101-3122

Abstract

CUSTODIO, Ceci Castilho; DAMASCENO, Rogério Lopes  and  MACHADO NETO, Nelson Barbosa. Imagens digitalizadas na interpretação do teste de tetrazólio em sementes de Brachiaria brizantha. Rev. bras. sementes [online]. 2012, vol.34, n.2, pp. 334-341. ISSN 0101-3122.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31222012000200020.

As espécies forrageiras, principalmente dos gêneros Brachiaria e Panicum, desempenham importante papel nas regiões pecuárias e têm auxiliado o desenvolvimento da indústria de sementes no Brasil, o qual se transformou em maior produtor, consumidor e exportador de sementes de gramíneas forrageiras tropicais. O objetivo desse trabalho foi avaliar lotes de sementes de Brachiaria brizantha 'Marandu' por meio do teste de tetrazólio conduzido mediante dois procedimentos. Foram utilizados 5 lotes de sementes de Brachiaria brizantha 'Marandu' de origens diferentes, avaliados pelo teste de germinação, após  escarificação ou não com ácido sulfúrico, e pelo teste de tetrazólio com duas formas de avaliação: método convencional, sob estéreo microscópio, e análise de imagens digitalizadas, obtidas de sementes agrupadas em placa de vidro de alta transparência, com definição de 1200 dpi. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado. A avaliação de lotes de sementes de Brachiaria brizantha 'Marandu', conduzida por meio do teste de tetrazólio, com observação das imagens digitalizadas das sementes é equivalente à efetuada sob estéreo microscópio.

Keywords : germinação; brizantão; escaner de mesa; vitalidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese