Acessibilidade / Reportar erro

A Retórica na Economia Institucional de Douglass North1 1 Para o desenvolvimento deste texto o autor fica em débito com Luiz C. Bresser-Pereira, José Márcio Rego, Persio Arida, Ramon Fernandez, Arthur Barrionuevo, David Dequech e Gilberto Tadeu Lima, cabendo as isenções de praxe.

The rhetoric in Douglass North Institutional Economics

RESUMO

Este artigo analisa a retórica de Douglass North. Após uma breve discussão sobre a relevância dos estudos retóricos para fins metodológicos, investigamos o discurso do autor em Instituições, Mudança Institucional e Desempenho Econômico (1990) em duas etapas. A primeira lida com a maneira pela qual North fornece sua teoria - o foco principal aqui é na maneira como ele “fala” com seu público. A segunda mostra o uso do autor de algumas das regras retóricas clássicas propostas por Arida (1983). Na última seção, discutimos alguns aspectos do trabalho de North, considerando outros estudos com a mesma tarefa no Brasil.

PALAVRAS-CHAVE:
Douglass North; nova teoria institucional

Centro de Economia Política Rua Araripina, 106, CEP 05603-030 São Paulo - SP, Tel. (55 11) 3816-6053 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cecilia.heise@bjpe.org.br