SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número2Testando os modelos de transição na prática: os casos da Estônia e da EslovêniaProposta radical para democracias diretas em grandes sociedades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Political Economy

versão impressa ISSN 0101-3157versão On-line ISSN 1809-4538

Resumo

KLEINOW, JACOB; MOLINA, MARIO GARCIA  e  HORSCH, ANDREAS. Instituições financeiras sistemicamente importantes na América Latina. Rev. Econ. Polit. [online]. 2016, vol.36, n.2, pp.410-429. ISSN 1809-4538.  http://dx.doi.org/10.1590/0101-31572016v36n02a09.

As instituições financeiras mostram uma exposição de risco e vulnerabilidade característica, tornando-as propensas à instabilidade. Os sistemas financeiros da América Latina, no entanto, ficaram praticamente incóluMES pela crise financeira mundial a partir de 2008. Esta pesquisa state-of-the-art fornece uma análise aprofundada sobre a identificação e regulamentação das instituições financeiras sistemicamente importantes (IFSI). Apesar da América Latina se beneficiar de sua rica experiência histórica na gestão de riscos sistêmicos, acreditamos que o problema das IFSIs é ainda subestimado. No entanto, existem primeiros esforços para lidar com as IFSIs na ciência, e particularmente os supervisores e reguladores latino-americanos estão começando a levar a sério a ameaça representada pelas IFSIs.

Palavras-chave : América Latina; IFSI; risco sistêmico; too-big-to-fail; instabilidade; regulamentação bancária.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )