SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número4Notas críticas sobre O Capital no século XXI de Thomas Piketty índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Political Economy

versão impressa ISSN 0101-3157versão On-line ISSN 1809-4538

Resumo

DAVILA-FERNANDEZ, MARWIL J.  e  OREIRO, JOSÉ LUIS. Piketty à luz de Pasinetti e Foley: Distribuição de renda, crescimento balanceado e fragilidade financeira. Rev. Econ. Polit. [online]. 2016, vol.36, n.4, pp.667-683. ISSN 1809-4538.  https://doi.org/10.1590/0101-31572015v36n04a01.

O artigo se propõe discutir a hipótese de que a distribuição funcional da renda não é necessariamente estável à medida que a economia cresce. São revisitados os modelos de Pasinetti e Foley mostrando que se empregarmos a definição tradicional de capital (i) r > g é condição necessária para a existência de crescimento balanceado sendo compatível com um nível constante de desigualdade ao longo do tempo e (ii) r > i é condição necessária para a obtenção de uma trajetória de crescimento financeiramente robusta. Desse modo concluímos que, desde uma perspectiva pós-keynesiana, o argumento de Thomas Piketty de que a raiz da desigualdade no capitalismo está em que a taxa de retorno do capital é maior que a taxa de crescimento da economia é questionável.

Palavras-chave : Crescimento Econômico; Capital; Distribuição de renda; Economia pós-keynesiana; Thomas Piketty.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )