SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número4O novo desenvolvimentismo: uma contribuição institucionalistaInvestimentos em infraestrutura de transportes e desigualdades regionais no Brasil: uma análise dos impactos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Political Economy

versão impressa ISSN 0101-3157versão On-line ISSN 1809-4538

Resumo

MACEDO, GUILHERME  e  MONASTERIO, LEONARDO. Multiplicador local do emprego industrial:mesorregiões brasileiras. Rev. Econ. Polit. [online]. 2016, vol.36, n.4, pp.827-839. ISSN 1809-4538.  https://doi.org/10.1590/0101-31572015v36n04a09.

Este trabalho estima o multiplicador local de longo prazo da emprego industrial para as mesorregiões brasileiras. A metodologia toma como base os estudos de (Moretti, 2010) e (Moretti e Thulin, 2012), que estimaram os multiplicadores locais do emprego para os Estados Unidos e para a Suécia, respectivamente. Foram avaliados os impactos da variação de empregos no setor industrial sobre o emprego no setor de serviços, bem como o impacto da variação de empregos nos setores industriais de alta e de baixa tecnologia sobre o emprego nos setores de serviços. Essas estimativas permitiram avaliar o impacto de mudanças do emprego industrial nas economias locais. Fez-se uso de uma variável ins­trumental fundamentada no método estrutural-diferencial (shift-share). Foram utilizados dados de emprego da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2000, 2005 e 2010, para 21 subsetores de atividade econômica e 123 mesorregiões. Estimou-se que, no nível mesorregional, para cada emprego gerado nos setores industriais quatro são criados nos setores de serviços, no longo prazo. Também foi calculado que, para cada emprego gerado nos setores industriais de alta intensidade tecnológica, são criados cerca de sete empregos nos setores de serviços, no nível mesorregional, no longo prazo.

Palavras-chave : economia regional; mercado de trabalho; multiplicadores locais; shift-share.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )