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Investimentos em infraestrutura de transportes e desigualdades regionais no Brasil: uma análise dos impactos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)* * Este artigo é baseado no texto final da pesquisa realizada no âmbito do Programa de Fomento à Pesquisa em Desenvolvimento Econômico (PDE) do BNDES, em Cooperação com a ANPEC. Os autores agradecem o apoio do PDE/BNDES/ANPEC (2012) e os comentários dos pareceristas anônimos da Revista de Economia Política. Naturalmente, os erros e omissões remanescentes são de nossa inteira responsabilidade.

Transport infrastructure investment and regional inequalities in Brazil: an analysis of the impacts of the Growth Acceleration Program (PAC)

RESUMO

O trabalho tem por objetivo analisar os efeitos dos investimentos em infraestrutura, em particular, de transportes, realizados no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) sobre a dinâmica regional brasileira. As hipóteses investigadas no trabalho são: (i) os investimentos em infraestrutura contribuem para o crescimento econômico dos estados brasileiros; (ii) os investimentos em infraestrutura realizados no âmbito do PAC têm contribuído para aumentar as taxas de crescimento econômico dos estados brasileiros, (iii) bem como para alterar a dispersão das taxas de crescimento econômico entre os estados, em particular, a favor dos estados de menor produto. Para tanto, emprega-se a metodologia de dados em painel e bootstrapping para as estimativas e predições realizadas, respectivamente. Os resultados empíricos confirmaram apenas a primeira hipótese, mas não as demais, indicando que o PAC não tem contribuído significativamente para aumentar a taxa média de crescimento do produto per capita dos estados nem para reduzir as desigualdades regionais no país.

PALAVRAS- CHAVE:
Infraestrutura de Transportes; Desigualdades Regionais; Programa de Aceleração do Crescimento (PAC); Dados em Painel; bootstrapping; Brasil

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