SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número3Teorias econômicas marxistas e a Grande RecessãoDireito e institucionalismo econômico: apontamentos sobre uma fértil agenda de pesquisa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Political Economy

versão impressa ISSN 0101-3157versão On-line ISSN 1809-4538

Resumo

HALL, JOHN  e  KIRDINA-CHANDLER, SVETLANA. Rumo a uma história intelectual da economia evolucionária: competição e luta versus cooperação e ajuda mútua. Brazil. J. Polit. Econ. [online]. 2017, vol.37, n.3, pp.551-564. ISSN 1809-4538.  https://doi.org/10.1590/0101-31572017v37n03a05.

Nossa investigação considera as origens da Economia Evolutiva reintroduzindo um debate que teve lugar na Rússia no século XIX e início do século XX. Respostas ao Origem das Espécies de Charles Darwin são consideradas, especialmente as críticas que enfatizam a ênfase de Darwin na competição e na luta na seleção natural, que podem ser traçadas diretamente a Thomas Robert Malthus. Considerando contribuições desafiadoras feitas por vários eruditos russos, colocamos uma ênfase especial no foco de Peter Kropotkin na cooperação e na “ajuda mútua” na seleção natural e na evolução. Em seguida, especulamos sobre a semelhança encontrada nas visões evolucionistas avançadas por Kropotkin e seu contemporâneo americano, Thorstein Veblen.

Palavras-chave : Charles Darwin; economia evolucionária; ajuda mútua; Peter Kropo-tkin; Thomas Robert Malthus; Thorstein Veblen.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )