SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número3Rumo a uma história intelectual da economia evolucionária: competição e luta versus cooperação e ajuda mútuaEntendendo e superando o paradoxo dos “lucros positivos com mais-valia negativa” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Political Economy

versão impressa ISSN 0101-3157versão On-line ISSN 1809-4538

Resumo

COUTINHO, Diogo R.. Direito e institucionalismo econômico: apontamentos sobre uma fértil agenda de pesquisa. Brazil. J. Polit. Econ. [online]. 2017, vol.37, n.3, pp.565-586. ISSN 1809-4538.  https://doi.org/10.1590/0101-31572017v37n03a06.

O artigo explora a dimensão jurídica nos trabalhos de autores pertencentes a diferentes correntes institucionalistas. Argumenta que análises centradas nas instituições - em especial uma delas, a chamada economia política institucionalista - oferecem ao direito e aos juristas engajados na teoria e na prática do direito econômico a oportunidade de tomar parte em um rico diálogo sobre do desenvolvimento econômico e seus enigmas. Isso resulta do fato de o institucionalismo ser um campo eminentemente interdisciplinar e transversal, no qual as agendas de pesquisa das ciências sociais podem almejar ganhos explicativos conjuntos e fertilizações cruzadas entre as disciplinas.

Palavras-chave : Direito Econômico; Instituições; “Velho” Institucionalismo; Nova Economia Institucional; Economia Política Institucionalista.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )