SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número4As duas formas de capitalismo: desenvolvimentista e liberal econômico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Political Economy

versão impressa ISSN 0101-3157versão On-line ISSN 1809-4538

Resumo

CIMOLI, MARIO; PORCILE, GABRIEL; MARTINS NETO, ANTONIO  e  SOSSDORF, FERNANDO. Produtividade, gasto social e distribuição de renda na América Latina. Brazil. J. Polit. Econ. [online]. 2017, vol.37, n.4, pp.660-679. ISSN 1809-4538.  https://doi.org/10.1590/0101-31572017v37n04a01.

Este artigo discute o papel das instituições e das mudanças estruturais sobre a desigualdade de renda. Argumenta-se que enquanto o gasto social e a transferência de renda são fatores cruciais à melhora da distribuição de renda, a continuidade desse processo depende de mudanças estruturais. A importância relativa dessas variáveis em diferentes países é avaliada e uma tipologia é sugerida. Argumenta-se que os países mais igualitários combinam instituições em favor da redistribuição e estruturas produtivas intensivas em conhecimento. Na América Latina, instituições e estrutura produtiva falham em promover a igualdade, o que explica seus elevados níveis de desigualdade. Baseado em uma amostra de países em desenvolvimento e desenvolvidos para o período 1990-2010, este artigo apresenta evidência empírica que suporta este argumento. Instituições que favorecem a distribuição são medidas pelo gasto social como uma porcentagem do PIB, enquanto o papel da estrutura produtiva é medido por indicadores de intensidade tecnológica e pela evolução da produtividade do trabalho. A intensidade tecnológica, por sua vez, é capturada por dois indicadores: o Índice de Complexidade Econômica e o Índice de Intensidade Tecnológica da CEPAL.

Palavras-chave : Distribuição de renda; mudança estrutural; gasto social.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )