SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número4A influência da física e da matemática na constituição da economia no início do século XXA intensidade dinâmica das emissões de CO 2: evidências empíricas para o século XX índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Political Economy

versão impressa ISSN 0101-3157versão On-line ISSN 1809-4538

Resumo

VILACA JUNIOR, ADEMIR PEDRO. Subdesenvolvimento no mundo contemporâneo: o estruturalismo ainda é relevante?. Brazil. J. Polit. Econ. [online]. 2017, vol.37, n.4, pp.755-771. ISSN 1809-4538.  https://doi.org/10.1590/0101-31572017v37n04a06.

Este artigo pretende evidenciar que as concepções cepalinas originais ainda são muito relevantes para compreender o crescimento de países subdesenvolvidos e sua inserção nas cadeias globais de valor. É um trabalho teórico que busca avançar no constructo teórico do estruturalismo ao introduzir elementos de distintas abordagens econômicas para estabelecer um nexo teórico para a compreensão da dinâmica de acumulação de capital na periferia. Considerando a relevância da cumulatividade tecnológica, seus impactos sobre a estrutura produtiva e sobre a inserção internacional, procuramos analisar os fatores que perpetuam a divergência de renda em relação ao centro. Sob esta perspectiva, concluímos que as particularidades das economias periféricas modificaram a sua forma de manifestação sem efetivamente superar a relação de dependência perante o centro.

Palavras-chave : Estruturalismo; desenvolvimento econômico; sistema centro-periferia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )