SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número4Subdesenvolvimento no mundo contemporâneo: o estruturalismo ainda é relevante?A economia política das reformas e a presente transição chinesa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Political Economy

versão impressa ISSN 0101-3157versão On-line ISSN 1809-4538

Resumo

CARNEIRO, DIEGO  e  IRFFI, GUILHERME. A intensidade dinâmica das emissões de CO 2: evidências empíricas para o século XX. Brazil. J. Polit. Econ. [online]. 2017, vol.37, n.4, pp.772-788. ISSN 1809-4538.  https://doi.org/10.1590/0101-31572017v37n04a07.

A relação entre crescimento econômico e degradação ambiental (poluição) tem sido amplamente investigada por acadêmicos, principalmente, em virtude da constatação de que fatores antrópicos podem influir no clima global. O mecanismo pelo qual isso acontece, o dito efeito estufa, está diretamente relacionado ao acúmulo de certos gases na atmosfera, sendo o principal deles o dióxido de carbono, oriundos da atividade produtiva. Assim, o presente trabalho pretende estimar a taxa a qual a intensidade de emissão, razão entre o nível de emissões de CO2 e o PIB, vem crescendo desde o início do século XX para um grupo de 24 países. Os resultados mostraram que Inglaterra e Estados Unidos possuem tendência negativa da intensidade de emissão, ao contrário do que foi observado para a Índia. Testou-se também a presença de mudanças estruturais, que se mostraram presentes coincidindo com a Primeira Guerra Mundial (1914 a 1918), a Grande Depressão dos anos 1930 e os Choques do Petróleo da década de 1970. A partir das análises dos resultados, pode-se dizer que os países desenvolvidos são menos intensivos em emissão, ou seja, é evidente o papel da tecnologia como instrumento de redução da intensidade de emissão global.

Palavras-chave : Intensidade de emissão; dióxido de carbono; aquecimento global.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )