SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número4A intensidade dinâmica das emissões de CO 2: evidências empíricas para o século XXDinâmica recente da inflação brasileira em ambientes distintos de expectativas forward-looking índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Political Economy

versão impressa ISSN 0101-3157versão On-line ISSN 1809-4538

Resumo

JABBOUR, ELIAS  e  DANTAS, ALEXIS. A economia política das reformas e a presente transição chinesa. Brazil. J. Polit. Econ. [online]. 2017, vol.37, n.4, pp.789-807. ISSN 1809-4538.  http://dx.doi.org/10.1590/0101-31572017v37n04a08.

O objetivo deste artigo é demonstrar, partindo de uma visão de conjunto das reformas econômicas chinesas, que o surgimento de um largo setor privado e a própria sofisticação e diversificação da manufatura têm demandado contínua reorganização de atividades entre os setores estatal e privado da economia. Neste artigo sustentamos que o Estado passou a caber maior protagonismo nas esferas que envolvem o controle da grande indústria e da grande finança, assim como no nível da coordenação e socialização do investimento pela via do comando sobre as políticas econômica, monetária e fiscal, do comércio exterior e, principalmente, no lançamento de novas e superiores formas de planificação econômica.

Palavras-chave : China; reformas econômicas; Estado; setor privado; planejamento econômico.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )