SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número1Desenvolvimento e nação em Bresser-Pereira: uma “viagem redonda”?A degradação da socioeconomia brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Political Economy

versão impressa ISSN 0101-3157versão On-line ISSN 1809-4538

Resumo

CARVALHO, ENÉAS G. DE. Notas para a discussão do tempo na economia: uma modelagem heterodoxa. Brazil. J. Polit. Econ. [online]. 2018, vol.38, n.1, pp.150-166. ISSN 0101-3157.  http://dx.doi.org/10.1590/0101-31572018v38n01a09.

O objetivo deste artigo é apresentar as principais contribuições heterodoxas (não deterministas) para a abordagem do tempo, em economia, e contrapô-las ao enfoque dominante. Adicionalmente, busca-se contribuir para o entendimento das razões pelas quais a concepção determinista do tempo ainda é dominante - e talvez hegemônica - entre os economistas. Esta situação tem permanecido assim apesar do fato de que a abordagem alternativa (não determinista) tenha se revelado mais adequada ao seu objeto e venha ganhando importância e atenção significativa em uma ampla gama de disciplinas científicas. Este artigo procura avançar uma hipótese explicativa para esta situação paradoxal e intrigante, sem ter, entretanto, a pretensão de dar uma resposta completa ou definitiva para esta importante e intrincada questão.

Palavras-chave : Tempo; Incerteza; Irreversibilidade; Diacronismo; Ex ante e Ex post.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )