SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número1A degradação da socioeconomia brasileiraObjetividade valor e forma valor. Apontamentos de Marx para a segunda edição de O Capital índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Political Economy

versão impressa ISSN 0101-3157versão On-line ISSN 1809-4538

Resumo

VARASCHIN, JORGE ARMINDO AGUIAR. Ideologia em estado puro: Juros e inflação para além da aparência neoclássica. Brazil. J. Polit. Econ. [online]. 2018, vol.38, n.1, pp.184-200. ISSN 0101-3157.  http://dx.doi.org/10.1590/0101-31572018v38n01a11.

Há uma crença em parcela dos/as economistas brasileiros/as alusiva à possibilidade de análises econômicas que excluam influências ideológicas. A ortodoxia neoclássica funda sua pretensão científica apoiada na premissa de sua própria neutralidade, influindo no debate econômico nacional: o não reconhecimento de seu caráter ideológico, conforme esvazia de significação conceitos centrais como a inflação, interdita a discussão da qual faz parte. Este trabalho investiga esse deslocamento de conteúdo, cuja síntese manifesta-se através da temática inflacionária, apresentando esse “vazio” conceitual como momento de perda de sua eficácia analítica, mas que, justamente por isso, redimensiona seu papel como veículo ideológico.

Palavras-chave : Economia Brasileira; Ideologia; Inflação; Significante.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )