SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número3A lucratividade dos bancos norte-americanos após a crise de 2007/2008 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Political Economy

versão impressa ISSN 0101-3157versão On-line ISSN 1809-4538

Resumo

DVOSKIN, ARIEL  e  FELDMAN, GERMÁN DAVID. Uma avaliação formal da teoria e da política novo desenvolvimentista. Brazil. J. Polit. Econ. [online]. 2018, vol.38, n.3, pp.395-413. ISSN 1809-4538.  https://doi.org/10.1590/0101-35172018-2892.

Desenvolvemos uma estrutura formal que endogeneiza a estrutura produtiva de uma pequena economia periférica aberta como o resultado de um problema de escolhas técnicas. Em seguida, examinamos as principais teses teóricas e prescrições políticas da abordagem neodesenvolvimentista do desenvolvimento econômico. Argumentamos que: a) não apenas o padrão de especialização depende das condições técnicas, mas também da distribuição de renda; b) numa economia sem rendas, o nível do rácio do salário nominal-taxa de câmbio é determinado univocamente quando a taxa de lucros é conhecida e mostra uma relação inversa com a mesma; c) se as rendas diferenciais forem consideradas, o nível da taxa de lucros pode ser estabelecido independentemente do rácio do salário monetário; d) o nível da taxa de câmbio que garante a rentabilidade normal do setor primário não precisa coincidir com a taxa de equilíbrio em conta-corrente; e) a taxa de câmbio efetiva não precisa gravitar em torno de nenhum desses dois níveis anteriores, que devem ser vistos como limiares mínimos da taxa efetiva; f) as consequências distributivas desagradáveis da depreciação da taxa de câmbio podem ser parcialmente evitadas por meio de impostos de exportação que não elevam os custos de produção de commodities primárias.

Palavras-chave : conflito distributivo; doença holandesa; política cambial; novo desenvolvimentismo; padrões de especialização.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )