SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número3Composição dos Juros Líquidos Pagos pelo Setor Público no Brasil: 2002-2017A inovação nos serviços como instrumento para a Inovação Social: uma visão integrativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Political Economy

versão impressa ISSN 0101-3157versão On-line ISSN 1809-4538

Resumo

FERNANDEZ, BRENA PAULA MAGNO. Economia feminista: metodologias, problemas de pesquisa e propostas teóricas em prol da igualdade de gêneros. Brazil. J. Polit. Econ. [online]. 2018, vol.38, n.3, pp.559-583. ISSN 1809-4538.  https://doi.org/10.1590/0101-35172018-2815.

Em que pesem as conquistas observadas nas últimas décadas tanto em termos de direitos políticos quanto da crescente participação das mulheres no mercado de trabalho, desigualdades de gênero ainda persistem em vários aspectos da vida social, sendo o econômico talvez um dos mais visíveis deles. Fenômenos como as diferenças salariais entre homens e mulheres que desempenham idênticas funções, a segregação sexual no mercado de trabalho, a inserção feminina em trabalhos mais precários, bem como a sobrecarga nos trabalhos domésticos são alguns dos objetos de investigação da chamada economia feminista. Partindo desta perspectiva crítica e contrapondo-a com a perspectiva-padrão em economia, o presente artigo propõe-se a mapear algumas propostas teóricas e instrumentos metodológicos disponíveis para identificar estas desigualdades de gênero. Além disso, apontamos a necessidade de rever os preceitos e conceitos da economia ortodoxa à luz das críticas da economia feminista e do princípio da igualdade de gênero, considerando as esferas produtiva e reprodutiva e as relações existentes entre elas.

Palavras-chave : Economia Feminista; (Des)igualdade de Gênero; Metodologia Feminista; Gênero e Economia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )