SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número3Economia feminista: metodologias, problemas de pesquisa e propostas teóricas em prol da igualdade de gêneros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Political Economy

versão impressa ISSN 0101-3157versão On-line ISSN 1809-4538

Resumo

KON, ANITA. A inovação nos serviços como instrumento para a Inovação Social: uma visão integrativa. Brazil. J. Polit. Econ. [online]. 2018, vol.38, n.3, pp.584-605. ISSN 1809-4538.  https://doi.org/10.1590/0101-35172018-2814.

Baseado nas premissas do campo de estudos proposto pela Comissão Europeia nomeado como Inovação Social, o artigo examina o papel da inovação nos serviços como instrumento para o atendimento mais eficiente de demandas sociais, através de atividades intangíveis estatais e privadas, em resposta à complexidade das inter-relações e agentes envolvidos neste objetivo social. Apresenta uma visão das características diferenciadas da inovação nos serviços como um todo e da inovação social específica. Em seguida apresenta uma visão dos aspectos teóricos dos processos de organização e operacionalização nos serviços sociais, que derivam das inovações em serviços como um todo. Finalmente, examina o papel das redes de informação no aumento da eficiência e eficácia do atendimento das demandas sociais, através da inovação nos serviços.

Palavras-chave : Inovação; Serviços; Inovação social; Serviços estatais; Redes; Informática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )