SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número4Does wage reflect labor productivity? A comparison between Brazil and the United States índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Political Economy

versão impressa ISSN 0101-3157versão On-line ISSN 1809-4538

Resumo

SILVA, VICTOR CRUZ E  e  CURADO, MARCELO. Cruzando fronteiras: uma análise da influência do pós-keynesianismo sobre a macroeconomia do desenvolvimento. Brazil. J. Polit. Econ. [online]. 2018, vol.38, n.4, pp.611-628. ISSN 1809-4538.  https://doi.org/10.1590/0101-35172018-2827.

A macroeconomia do desenvolvimento, a teoria econômica que baseia o novo desenvolvimentismo, é uma abordagem heterodoxa cujo estabelecimento foi profundamente influenciado por diversas escolas de pensamento. Entre estas, o pós-keynesianismo ocupa um lugar especial. Este ensaio pretende identificar os aspectos da macroeconomia do desenvolvimento nos quais a influência do pós-keynesianismo é mais notória. Para alcançar este propósito nós comparamos diagnósticos econômicos, objetivos sociais e prescrições de política defendidas pelos partidários destas duas escolas de pensamento econômico. Nossa conclusão é que apesar da significativa influência do pós-keynesianismo na formação da estratégia novo-desenvolvimentista, existem diversos aspectos desta estratégia que devem ser compreendidos como uma contribuição original da escola desenvolvimentista brasileira.

Palavras-chave : Macroeconomia do desenvolvimento; novo desenvolvimentismo; pós-keynesianismo; prescrições de políticas; influência teórica.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )