SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número4Cruzando fronteiras: uma análise da influência do pós-keynesianismo sobre a macroeconomia do desenvolvimentoA crise do sistema financeiro globalizado contemporâneo: perspectivas a partir da reforma regulatória global pós-2008 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Political Economy

versão impressa ISSN 0101-3157versão On-line ISSN 1809-4538

Resumo

MAIA, ALEXANDRE GORI  e  SAKAMOTO, ARTHUR. Does wage reflect labor productivity? A comparison between Brazil and the United States. Brazil. J. Polit. Econ. [online]. 2018, vol.38, n.4, pp.629-649. ISSN 1809-4538.  https://doi.org/10.1590/0101-35172018-2764.

O trabalho compara a relação entre salários e produtividade do trabalho para diversas categorias de ocupados no Brasil e nos Estados Unidos. As análises destacam em que medida o equilíbrio entre salários e produtividade do trabalho está relacionado ao estágio de desenvolvimento econômico. Os salários nos Estados Unidos têm se mostrado mais associados à produtividade do trabalho, enquanto o Brasil tem passado por diversos ciclos econômicos em que o rendimento cresce inicialmente muito mais rápido que a produtividade, mas cai repentinamente nos anos subsequentes. As análises também destacam como a igualdade entre os diferenciais de renda e produtividade é válida para algumas categorias, mas não para outras.

Palavras-chave : Mercado de trabalho; estrutura ocupacional; desigualdade; desenvolvimento econômico.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )