SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número4Ideologia versus Sociologia na Política Estadual BrasileiraOs Estados, o sistema-mundo capitalista e o sistema interestatal: uma leitura crítica das contribuições de Immanuel Wallerstein índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Political Economy

versão impressa ISSN 0101-3157versão On-line ISSN 1809-4538

Resumo

SILVA, FLÁVIA CARVALHO DE MORAES E; FEIJO, CARMEM  e  MODENESI, ANDRE DE MELO. Dinâmica inflacionária da indústria brasileira: uma abordagem setorial (1999-2014). Brazil. J. Polit. Econ. [online]. 2018, vol.38, n.4, pp.690-707. ISSN 0101-3157.  http://dx.doi.org/10.1590/0101-35172018-2863.

O objetivo deste trabalho é investigar o comportamento da dinâmica inflacionária industrial brasileira no período 1999 a 2014 à luz das teorias de inflação de custos e da heterogeneidade setorial. Através da teoria de formação de preços pós-Keynesiana e da teoria do conflito distributivo sobre o processo inflacionário, o trabalho aponta para a importância das diferenças na estrutura de custos setoriais para a análise sobre a inflação. Estas diferenças são importantes uma vez que podem levar a reações heterogêneas ante as diferentes pressões inflacionárias. O trabalho busca preencher esta lacuna e integrar as abordagens microeconômica e macroeconômica, de modo a contribuir para o diagnóstico da inflação industrial. Realiza-se um estudo econométrico com dados em painel para estimar os efeitos do impacto de variações nos custos, nos salários, na demanda e nos preços defasados sobre as variações dos preços finais. Encontramos que, levando-se em conta a heterogeneidade setorial, os choques de custos são a principal variável explicativa para a dinâmica inflacionária.

Palavras-chave : Inflação; heterogeneidade setorial; dados em painel; Brasil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )