SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número4Taxa de câmbio real, apoio financeiro e exportações no Brasil: estimação da equação de exportações setoriais com câmbio implícitoConsiderações teóricas sobre a terra como puro ativo financeiro e o processo de financeirização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Political Economy

versão impressa ISSN 0101-3157versão On-line ISSN 1809-4538

Resumo

ARAUJO, FABIO ANDERAOS DE. Sraffa e a teoria do valor-trabalho: uma nota. Brazil. J. Polit. Econ. [online]. 2019, vol.39, n.4, pp.614-637.  Epub 17-Out-2019. ISSN 1809-4538.  https://doi.org/10.1590/0101-31572019-2859.

O autor procura demonstrar que o sistema de preços proposto por Piero Sraffa na sua obra Produção de Mercadorias por meio de Mercadorias - Prelúdio a uma crítica da Teoria Econômica é compatível com teoria do valor-trabalho incorporado de David Ricardo e de Karl Marx e com a teoria do valor-trabalho comandado de Adam Smith. Na realidade, a medida de preços de Sraffa, isto é, a Mercadoria-Padrão, satisfaz rigorosamente a condição matemática de invariabilidade em relação à distribuição de renda entre salários e lucros. Neste sentido, ela oferece uma solução consistente para o problema da transformação de valores-trabalho incorporado em preços de produção. Adicionalmente, a razão Padrão ou taxa máxima de lucros R pode ser usada na análise da evolução das três principais formas de progresso técnico na economia capitalista, a saber: intensivo em trabalho direto, neutro e intensivo em capital.

Palavras-chave : Valor-trabalho; preços, distribuição de renda; teoria econômica clássica e marxista; mercadoria-padrão; progresso técnico; renda; taxa de juros.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )