SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número4As origens do anticapitalismo no jovem MarxIdeias, instituições e coalizões: as razões do fracasso da política industrial lulista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Political Economy

versão impressa ISSN 0101-3157versão On-line ISSN 1809-4538

Resumo

RIBEIRO, ARTHUR RIZZI; CARVALHO, RICARDO DA SILVA  e  OREIRO, JOSÉ LUIS. A Doutrina Social da Igreja Católica, o novo desenvolvimentismo e a economia social de mercado: dialógos possíveis?. Brazil. J. Polit. Econ. [online]. 2019, vol.39, n.4, pp.710-735.  Epub 17-Out-2019. ISSN 1809-4538.  https://doi.org/10.1590/0101-31572019-3033.

o presente artigo tem por objetivo apresentar as origens e as proposições fundamentais da Doutrina Social da Igreja Católica (doravante DSI) e seus possíveis pontos de contato e de diálogo com a economia social de mercado (doravante ESM), de origem alemã, e com o novo desenvolvimentismo (doravante ND), originado a partir do Consenso de São Paulo. Não se trata obviamente de afirmar que a ESM e o ND são desdobramentos diretos da DSI; ou que esta seja plenamente compatível com as duas primeiras. Nosso objetivo neste artigo é mostrar os pontos nos quais a ESM e o ND tem em comum com a DSI; de maneira a ampliar o escopo de apoio político ao novo desenvolvimentismo na sociedade brasileira, argumentando que um desenvolvimentismo em sentido amplo - que inclui tanto a ESM como o ND - não são incompatíveis com a DSI e, dessa forma, com a visão Cristã sobre o Mundo, o Homem e os Sistemas Econômicos. Do ponto de vista da Doutrina Social da Igreja, as proximidades entre ESM e ND são suficientes para afirmar que é perfeitamente razoável ver a abordagem ND da economia como um bem possível que oferece respostas críveis e bastante precisas aos problemas e preocupações apresentados pelos pontífices da Igreja Católica. Dado que a DSI é base inspiradora de muitos movimentos políticos relevantes, como a democracia cristã, é extremamente relevante analisar as possibilidades políticas do novo desenvolvimentismo nos mais variados campos do espectro político.

Palavras-chave : Sistemas econômicos; Doutrina Social da Igreja, economia social de mercado; novo desenvolvimentismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )