SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Necessidade e individuaçãoLógica e ciência cognitiva: o psicologismo contra-ataca índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Trans/Form/Ação

versão impressa ISSN 0101-3173

Resumo

ARANTES, Urias. O rei esta morto!: Viva o rei?. Trans/Form/Ação [online]. 1992, vol.15, pp. 113-122. ISSN 0101-3173.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31731992000100006.

Este texto examina criticamente pontos de apoio e propósitos filosóficos do projeto cultural neomoderno (Habermas, Rouanet), interroga o vínculo confesso entre neomodernismo e modernidade, o debate deste com os irracionalismos pós-modernos, explicita pressupostos e inconsistências do projeto neomoderno, assim como aquilo que o neomodernismo deixa na sombra em seu resgate da modernidade e que, por conseqüência, não pode pensar. Sob o fio condutor da crítica ao neomodernismo de Rouanet, sublinha-se uma espécie de fuite en avant que seria o destino comum dos intelectuais brasileiros, a possibilidade e o limite de sua existência social.

Palavras-chave : Modernidade; ilustração; neomodernismo; pós-modemidade; irracionalismo; razão sistêmica; racionalidade comunicativa; emancipação.

        · resumo em Francês     · texto em Francês     · pdf em Francês