SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Não-linearidades: da dinâmica do simples à dinâmica do complexo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Trans/Form/Ação

versão impressa ISSN 0101-3173

Resumo

MILIDONI, Carmen Beatriz. Algumas considerações sobre o estatuto do psicológico no "Projeto"freudiano. Trans/Form/Ação [online]. 1994, vol.17, pp. 151-166. ISSN 0101-3173.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31731994000100012.

Embora no "Projeto" freudiano não seja oferecida, de uma maneira explícita, uma conceituação a respeito do estatuto do psicológico, pensamos que é possível delinear esse estatuto e tentaremos fazê-lo com base em uma maneira de interpretar o modelo do psiquismo que é construído no texto freudiano. Isto levar-nos-á também a situar o "Projeto" em relação ao clássico problema mente-corpo. Pretendemos dar conta da tarefa proposta apoiando-nos, sobretudo, em uma distinção que estabeleceremos entre o representar, entendido como ato intencional, e a representação, entendida como traço de memória. Também contemplaremos a forma de comportamento do fator quantitativo-energético nas ordens processuais do psicológico e do neurofisiológico.

Palavras-chave : Neurônios; quantidade; fluência; traço mnésico; representação; intencionalidade; identidade funcional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português