SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue2Interest-bearing capital in Capital or the system of MarxPhilosophy and science in the early thought of Heidegger author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Trans/Form/Ação

Print version ISSN 0101-3173

Abstract

NEGRU, Teodor. Heidegger e Blumenberg sobre a modernidade. Trans/Form/Ação [online]. 2012, vol.35, n.2, pp. 93-119. ISSN 0101-3173.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31732012000200006.

O debate em torno da maneira como Heidegger e Blumenberg entendem a idade moderna é uma oportunidade para discutir duas abordagens diferentes sobre a história. Por um lado, do ponto de vista de Heidegger, a história deve ser entendida partindo do modo como o pensamento ocidental se relacionava com o Ser, o que, no pensamento metafísico, tomou a forma do esquecimento do Ser. Assim, a idade moderna representa a última etapa no processo do esquecimento do Ser, que anuncia o momento de repensar a relação com o Ser apelando para a autêntica divulgação do Ser. Por outro lado, Blumenberg entende a história como o resultado do processo de reocupação, o que significa substituir antigas teorias com teorias novas. Logo, para a abordagem histórica não é importante identificar épocas como períodos de tempo entre dois eventos, mas de pensar sobre as descontinuidades que ocorrem ao longo da história. A partir dai, a idade moderna é pensada ​​não como uma expressão da radicalização do esquecimento do Ser, mas como uma resposta as crises de concepções medievais. Pela mesma razão, a interpretação da história como a história do esquecimento do Ser é considerada por Blumenberg para subordinar a história a um princípio absoluto, sem levar em conta as necessidades de seus protagonistas.

Keywords : Antropologia; Blumenberg; Heidegger; História; Modernidade; Ciência; Tecnologia.

        · abstract in English     · text in English     · English (pdf) English (epdf)