SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1O Ensaio em Lukács: Estilo Tardio e a Forma da JuventudeTrês Faces de um Poema. Leitura do "Poema de Sete Faces", de Carlos Drummond de Andrade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Trans/Form/Ação

versão impressa ISSN 0101-3173versão On-line ISSN 1980-539X

Resumo

CONCEICAO, Nélio Rodrigues. Do Génio ao jogo. O papel da Técnica na Transformação dos Valores Estéticos em Walter Benjamin. Trans/Form/Ação [online]. 2017, vol.40, n.1, pp.87-108. ISSN 1980-539X.  https://doi.org/10.1590/s0101-31732017000100005.

Analisando o papel desempenhado pela questão da técnica no pensamento de Walter Benjamin, o artigo debruça-se sobre a transformação dos valores estéticos, na modernidade. As técnicas de reprodução/registo inventadas nos séculos XIX e XX, como a fotografia e o cinema, obrigaram a uma revisão das articulações entre arte, técnica e história, articulações que Benjamin desenvolveu em diversos sentidos. Contudo, não encontramos, nos seus textos, uma filosofia da técnica de princípios claramente estabelecidos. Portanto, o presente artigo visa estabelecer uma constelação de temas, os quais, brotando dos seus textos, nos permitem clarificar como a técnica influencia a transformação e a criação de valores estéticos, sendo estes entendidos como eixos em torno dos quais se dão a produção e a crítica dos fenómenos estéticos. A fotografia, constituindo um momento de viragem incisivamente estudado pelo autor, é o fio condutor das diferentes leituras. Historicidade da percepção; dimensão política da arte; sua relação com a memória; elemento de jogo: são estes os quatro eixos em torno dos quais se procura clarificar e, sempre que possível, prolongar a proposta benjaminiana.

Palavras-chave : Técnica; História; Política; Memória; Jogo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )