SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue42What will become of them?Childhood and schooling in black families in São Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

CANEDO, Letícia Bicalho. As metáforas da família na transmissão do poder político: questões de método. Cad. CEDES [online]. 1997, vol.18, n.42, pp. 29-52. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32621997000100004.

Como explicar o uso feito pela sociedade democrática de um vocabulário político que funciona sobre bases de alusões à família como princípio de realidade social? Atualizadas pela mídia, essas alusões (afilhado político, os pais do partido, herança partidária, herdeiro político...) oferecem uma visão esparsa de significação da democracia e revelam a existência possível de duas esferas teoricamente inconciliáveis, onde uma se realiza mascarando a outra: as idéias de democracia, partido moderno e eleições dissimulando os sinais de família, isto é, do mundo social no político. Com base numa pesquisa empírica realizada sobre a transmissão do poder político em Minas Gerais, o artigo discute um método para examinar os fundamentos da indagação acima, com reflexões sobre as fontes de dados para realizar tal estudo. Não se trata de considerar essas fontes como caso técnico, mas como uma problemática diretamente ligada à metodologia da sócio- história do político.

Keywords : transmissão; família; hereditariedade; redes política.

        · abstract in English     · text in Portuguese