SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número42Family Metaphors in the transmission of political power: Methodical questionsReflections on a story lived between philosophy and the kitchen índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Cadernos CEDES

versión impresa ISSN 0101-3262versión On-line ISSN 1678-7110

Resumen

GUSMAO, Neusa Maria Mendes de. Fundo de memória: Infância e escola em famílias negras de São Paulo. Cad. CEDES [online]. 1997, vol.18, n.42, pp.53-74. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32621997000100005.

O presente artigo discute a visão sobre infância e escola presente entre homens e mulheres de diferentes idades e moradores da cidade de São Paulo. O comum entre todos, o fato de serem negros e, como tal, partilharem das trajetórias de suas famílias, como imersas no espaço da cor e da raça. Disto resultam desafios e conquistas que, por sua vez, revelam perdas e ganhos fundamentais em termos das posições sociais que essas famílias hoje ocupam.

Palabras clave : famílias negras; infância; escola; mobilidade social; representação; memória.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons