SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número43Culturalism and education in the fiftie: the challenge of diversity índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Cadernos CEDES

versión impresa ISSN 0101-3262

Resumen

GUSMAO, Neusa Maria Mendes de. Antropologia e educação: Origens de um diálogo. Cad. CEDES [online]. 1997, vol.18, n.43, pp. 8-25. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32621997000200002.

Antropologia e educação constituem hoje, um campo de confrontação em que a compartimentação do saber atribui à antropologia a condição de ciência e a educação, a condição de prática. Dentro dessa divergência primordial, profissionais de ambos os lados se acusam e se defendem com base em pré-noções, práticas reducionistas e muito desconhecimento. Muitas coisas separam antropólogos e educadores, mas muitas outras os une. Neste texto, busca-se ressaltar o que há de comum e de diferente em ambas as áreas com base na existência de um diálogo do passado que possibilite um diálogo futuro. Considera-se assim, a possibilidade de superação dos preconceitos e, neste sentido, apontar para um avanço do conhecimento.

Palabras llave : Antropologia; educação; etnografia; culturalismo; etnocentrismo; cultura; relativismo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués