SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue43Another view: Between Anthropology and educationTowards an anthropology of universal reach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

ANDRE, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Tendências atuais da pesquisa na escola. Cad. CEDES [online]. 1997, vol.18, n.43, pp. 46-57. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32621997000200005.

O presente texto procura mostrar que o interesse dos pesquisadores pela etnografia, no final dos anos 70, está relacionado com o estudo das questões de integração na sala de aula e com os novos metodos de avaliação educacional. Em seguida o texto destaca alguns propósitos e contribuições do uso da etnografia em educação e aponta as principais críticas que vem sendo feitas aos estudos que focalizem a vida escolar cotidiana. Na última parte do texto são discutidos os principais dilemas trazidos pelo uso da abordagem etnográfica em educação e a novas tendências para tentar superar esses dilemas.

Keywords : Etnografia; pesquisa na escola; sala de aula; cotidiano escolar; micro etnografia.

        · abstract in English     · text in Portuguese