SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue43Another view: Between Anthropology and educationTowards an anthropology of universal reach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262On-line version ISSN 1678-7110

Abstract

ANDRE, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Tendências atuais da pesquisa na escola. Cad. CEDES [online]. 1997, vol.18, n.43, pp.46-57. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32621997000200005.

O presente texto procura mostrar que o interesse dos pesquisadores pela etnografia, no final dos anos 70, está relacionado com o estudo das questões de integração na sala de aula e com os novos metodos de avaliação educacional. Em seguida o texto destaca alguns propósitos e contribuições do uso da etnografia em educação e aponta as principais críticas que vem sendo feitas aos estudos que focalizem a vida escolar cotidiana. Na última parte do texto são discutidos os principais dilemas trazidos pelo uso da abordagem etnográfica em educação e a novas tendências para tentar superar esses dilemas.

Keywords : Etnografia; pesquisa na escola; sala de aula; cotidiano escolar; micro etnografia.

        · abstract in English     · text in Portuguese

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License