SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue44A glance at the teachers: challenges in facing school realitiesThe teacher his professional development: overcoming the conception of the incompetent tormentor author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

On-line version ISSN 1678-7110

Abstract

BASSO, Itacy Salgado. Significado e sentido do trabalho docente. Cad. CEDES [online]. 1998, vol.19, n.44, pp. 19-32. ISSN 1678-7110.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32621998000100003.

O estudo tem como objetivo a compreensão do trabalho docente como um aprofundamento teórico-metodológico orientador da atividade de formação acadêmica e continuada de professores. Discute-se a natureza do trabalho docente, sustentando a sua particularidade, caracterizada por uma certa autonomia e denotando a importância da formação do professor para o exercício da prática pedagógica. A interpretação do trabalho docente foi empreendida através das categorias significado - finalidade dessa atividade fixada socialmente - e sentido do trabalho realizado pelo professor. A ruptura entre significado e sentido torna seu trabalho alienado, comprometendo ou descaracterizando a atividade docente.

Keywords : Trabalho docente; formação de professores; condições objetivas e subjetivas de trabalho.

        · abstract in English     · text in Portuguese

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License