SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue44The meaning and sense of the teacher's workFrom informer teacher to partner teacher: Reflections on the role of the university towards teachers' professional development and changes at school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

DIAS-DA-SILVA, Maria Helena Galvão Frem. O professor e seu desenvolvimento profissional: Superando a concepção do algoz incompetente. Cad. CEDES [online]. 1998, vol.19, n.44, pp. 33-45. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32621998000100004.

A crítica ao modelo de racionalidade técnica e a emergência da abordagem crítico-reflexiva possibilitaram o reconhecimento da importância do professor e seu desenvolvimento profissional como variável decisiva para a compreensão do fenômeno educativo. Apesar disso, no Brasil ainda persistem análises que explicitam os professores como eternos "bodes expiatórios", ao invés de compreender a "cultura docente em ação" e seu papel para a transformação da escola. Este trabalho procura mostrar, recorrendo a pesquisas realizadas pela autora e equipe de pesquisadores, a necessidade de conceber os professores como "gestores de dilemas" sujeitos de um fazer e um saber que precisam ser analisados à luz de seu desenvolvimento profissional, mediado pelas condições de trabalho, valores e contexto social. Tal concepção é decisiva para qualquer tentativa conseqüente de transformação da escola.

Keywords : Desenvolvimento profissional docente; magistério; saber docente; mudança educacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese