SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue44From informer teacher to partner teacher: Reflections on the role of the university towards teachers' professional development and changes at schoolThe pedagogic discourse as transmission of knowledge author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

MAZZEU, Francisco José Carvalho. Uma proposta metodológica para a formação continuada de professores na perspectiva histórico-social. Cad. CEDES [online]. 1998, vol.19, n.44, pp. 59-72. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32621998000100006.

O texto apresenta uma proposta para a formação de professores, baseada na pedagogia histórico-crítica. São apresentados três eixos básicos para orientar esse trabalho: domínio dos conteúdos escolares e formas de ensinar; estudo da concepção dialética; formação de uma nova atitude ético-política. A metodologia sugerida é similar àquela que os professores poderão usar com seus alunos. Procura seguir os cinco passos propostos por Saviani: a prática social, a problematização, a instrumentalização, a catarse e a prática social.

Keywords : Formação de professores; concepção dialética; pedagogia histórico-crítica.

        · abstract in English     · text in Portuguese