SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue45Adolescent Pregnancy: dimensions of the problemPerrault's Folk-tales, images of women author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

MORAIS, Maria Arisnete Câmara de. A leitura de romances no século XIX. Cad. CEDES [online]. 1998, vol.19, n.45, pp. 71-85. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32621998000200005.

O que se sabe sobre as leituras femininas no Brasil da segunda metade do século XIX? Uma geografia dessas leituras só tem sentido quando relacionada à comunidade de leitores e leitoras, utilizando-se como fonte jornais e textos literários. Enfatiza-se a rede de interdependências sociais que se estabelece entre as leitoras, os escritores e os editores do século XIX, buscando referências teórico-metodológicas em autores como Roger Chartier, Michel de Certeau e Norbert Elias. Entre as constatações, evidencia-se que: as representações do livro como companheiro da mulher são uma constante nos romances analisados; as indicações de leitura que preconizam a moral e os bons costumes e, em contrapartida, as leituras de romances considerados proibidos revelam não só as práticas de leituras femininas, mas também as táticas a que essas mulheres recorriam em busca de um espaço de leitura.

Keywords : Leitura; literatura; público feminino; romance no século XIX.

        · abstract in English     · text in Portuguese