SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue46Deafness, language and cultureA short history of different approaches to the education of the deaf author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

SOUZA, Regina Maria de. Língua de sinais e língua majoritária como produto de trabalho discursivo. Cad. CEDES [online]. 1998, vol.19, n.46, pp. 57-67. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32621998000300006.

O presente estudo tem como objetivo problematizar a práxis pedagógica de ensino bilíngüe para surdos com base na concepção bakhtiniana de linguagem. Assumir tal perspectiva é pressupor a construção da subjetividade como resultado de um processo no qual o "outro" possui papel ativo e constitutivo. No processo de construção dialética do objeto lingüístico o sujeito entra no fluxo dinâmico de uma cadeia de enunciados já tecidos histórica e socialmente. Minha contribuição nesta apresentação busca resgatar o papel desse "outro" no processo recíproco de ensino e aprendizagem da criança surda, no contexto de seu trabalho com duas línguas: a de sinais e o português.

Keywords : dialogia; ensino de língua; aluno surdo.

        · abstract in English     · text in Portuguese