SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue46A short history of different approaches to the education of the deafSchool education for the mentally disabled: questions for research and development author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. A educação de indivíduos que apresentam seqüelas motoras: uma questão histórica. Cad. CEDES [online]. 1998, vol.19, n.46, pp. 81-92. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32621998000300008.

O artigo se propõe a discutir a educação das pessoas consideradas portadoras de deficiência, focalizando mais detidamente a educação dos indivíduos que apresentam seqüelas motoras. Nesse sentido, discute as possibilidades de acesso ao conhecimento sistematizado, a partir de uma contextualização histórica. Aborda a relação dos homens com o conhecimento ao mesmo tempo em que relaciona a educação com a categoria trabalho. Discute o movimento de integração das pessoas consideradas portadoras de deficiência à rede regular de ensino em meio às políticas neoliberais.

Keywords : educação; seqüela motora; história.

        · abstract in English     · text in Portuguese