SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue47School violence and the crisis of teacher authorityViolence in the minds of the educational agents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

BELINTANE, Claudemir. O poder de fogo da relação educativa na mira de novos e velhos prometeus. Cad. CEDES [online]. 1998, vol.19, n.47, pp. 20-35. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32621998000400003.

O presente trabalho enfoca a relação educativa no contexto da escola pública das periferias dos centros urbanos, procurando distinguir uma certa indisciplina e até mesmo um certo tipo de violência inerente ao próprio entrechoque civilizatório que o ato educativo, em geral, pressupõe, de outro tipo de violência social mais contundente, arredia à escolarização. O autor lança mão de duas experiências pessoais vividas em escolas distintas: uma escola da periferia da Grande São Paulo, onde a violência, no interior da escola, atinge níveis acima do tolerável, e uma outra escola, tradicional de classe média, na qual também ocorre um certo tipo de violência. Acrescenta ainda ao esquema comparativo algumas reflexões oriundas de um enfoque psicanalítico institucional, procurando demonstrar a conjunção de forças inconscientes na construção do pacto mínimo para o estabelecimento de relações educativas.

Keywords : Escola; violência; indisciplina; pacto social; relação educativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese